7 de outubro de 2010

Bispo do Rosário - o artista contemporâneo sergipano

   Geeentxii quando tempo sem escrever aqui né ?? Uma das meninas ( Brenda ) achou um artista muito interessante e influente na arte contemporânea brasileira: Arthur Bispo do Rosário e detalhe: ele é SERGIPANO ! Nascido em Japaratuba,Bispo do Rosário é considerado louco por alguns e gênio por outros, a sua figura insere-se no debate sobre o pensamento eugênico, o preconceito e os limites entre a insanidade e a arte, no Brasil.Arthur é descendente de escravos africanos,foi marinheiro na juventude, vindo a tornar-se empregado de uma tradicional família carioca.
    Ele passou a produzir objetos com diversos tipos de materiais oriundos do lixo e da sucata que, após a sua descoberta, seriam classificados como arte vanguardista e comparados à obra de Marcel Duchamp.
A sua obra mais conhecida é o Manto da Apresentação, que Bispo deveria vestir no dia do Juízo Final. Com eles, Bispo pretendia marcar a passagem de Deus na Terra.
    Utilizava a palavra como elemento pulsante. Ao recorrer a essa linguagem manipula signos e brinca com a construção de discursos, fragmenta a comunicação em códigos privados.
    Inserido em um contexto excludente, Bispo driblava as instituições todo tempo. A instituição manicomial se recusando a receber tratamentos médicos e dela retirando subsídios para elaborar sua obra, e Museus, quando sendo marginalizado e excluído é consagrado como referência da Arte Contemporânea brasileira.



Até a próxima amadores da ARTE !

Nenhum comentário:

Postar um comentário