13 de setembro de 2010

A poetica visual em diferentes ângulos

   O Concretismo surge na Europa, por volta de 1917, na tentativa de incorporar a arte (música, poesia, artes plásticas) às estruturas matemáticas geométricas. As artes visuais não figurativas começam a ser mais evidentes, a fim de mostrar que no mundo há uma realidade palpável, a qual pode ser observada de diferentes ângulos.

   Por volta de 1950, a concepção plástica da arte chega ao Brasil através do suíço Max Bill que é o responsável por popularizar as concepções da linguagem plástica no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956.

   As características gerais do concretismo na literatura são: o banimento do verso, o aproveitamento do espaço do papel,envolvimento de temas sociais, a valorização do conteúdo sonoro e visual, possibilidade de diversas leituras através de diferentes ângulos. As poesias concretas trazem novas formas de expressão: valorização da forma e da comunicação visual, sobrepondo ao conteúdo.
  Ahh gentxi e tem tbm o Ultra-romantismo que é a Poesia romântica brasileira voltada para o subjetivismo, egocentrismo e sentimentalismo.


                                                               Obra do Concretismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário